Tipos de sinal ( analógico e digital )

Sinal analógico é o nome popularmente dado, na língua portuguesa, a sinais análogos provenientes de dispositivos que os contêm. Estes são sinais contínuos cuja variação em relação ao tempo é a representação proporcional de outra variável temporal. Um velocímetro analógico de ponteiro, um termômetro analógico de mercúrio e uma balança analógica de mola são exemplos de dispositivos que contêm sinais análogos.

 

--------------------------------------------------------

 

Contraste entre analógico e digital

Em contraste à balança de molas, balanças que usam a diferenciação de indução elétrica em relação a pressão não apresentam resultados físicos que possibilitam a interpretação direta por analogia. Em casos como esse, pode ser necessário o processo de digitalização do sinal análogo através de sua conversão a outro meio para que os sinais possam ser alterados a fim de resultar em um sinal interpretável. O processo de digitalização também é essencial para o transporte eficiente de sinais anteriormente análogos.

 

Conversas com o uso de voz através de dispositivos eletrônicos são trocas de sinais anteriormente análogos captados por microfones, digitalizados, transmitidos entre os dispositivos e então convertidos novamente em sinais análogos para serem reproduzidos por dispositivos de áudio. Essa conversão e compressão também torna estes sinais análogos recordáveis, reproduzíveis, editáveis e distribuíveis.